A sexagem de sêmen equino já é uma realidade no Brasil e, através da sinergia dessa nova biotécnica com a ICSI, os criadores agora podem escolher o sexo do seu embrião com 95% de acurácia.
Em um primeiro momento, a busca dos criadores pelas biotecnologias mais avançadas tinha o principal objetivo de resolver problemas reprodutivos de éguas e garanhões sub-férteis, idosos ou que não poderiam deixar de participar de provas e competições para se reproduzirem.
A medida que a ICSI foi se desenvolvendo, passou a ser recomendada para prolongar as estações de monta e aumentar o número de embriões produzidos anualmente, com possibilidade de guardar os embriões congelados.
Mais recentemente, a produção de embriões com uso de sêmen sexado tornou-se uma opção para os criadores que já investiam na ICSI e gostariam de escolher o sexo dos seus futuros potros, trazendo benefícios como:
Planejamento estratégico da criação equilibrando a proporção de machos e fêmeas para atender às demandas específicas do mercado e dos programas de criação.
Aumento do valor comercial: potros de determinado sexo podem ter maior valor comercial dependendo da raça e do propósito da criação. A técnica de sexagem de semen permite aos criadores maximizar seus investimentos ao produzir mais potros do sexo desejado.
E os dados recentes revelam uma taxa de sucesso bastante promissora na produção dos embriões com as palhetas sexadas!
Se você deseja otimizar sua criação e maximizar o valor de seus potros, a sexagem de sêmen com uso na ICSI é uma excelente alternativa. Entre em contato conosco para saber mais sobre como essa técnica inovadora pode beneficiar seu programa de criação.
In Vitro Equinos.
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.